A NATUROPATIA também chamada de naturologia, é um meio terapêutico, cujos tratamentos não utilizam drogas, mas simplesmente os meios naturais, os quais incluem técnicas direcionadas para:
A naturopatia deve ser visto como um modo ou estilo de vida, que emprega diversos meios naturais para cuidar e prevenir disfunções e desequilíbrios orgânicos e/ou emocionais, precisamos contemplar três questões básicas:
ELIMINAÇÃO DE HÁBITOS NOCIVOS:
tais como: alimentação excessiva e/ou inadequada, vida desregrada, sono insatisfatório, uso excessivo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e outras bebidas artificiais, tabagismo, drogas e substâncias tóxicas.
MUDANÇA DE PARADIGMAS:
tais como: seleção de alimentos sólidos e líquidos, jejuns, estilo de vida mais comedido, prática de atividades físicas e recreativas com regularidade, lazer regular e o mais próximo à natureza possível, hidroterapia, saunas, cromoterapia, musicoterapia, fitoterapia, massoterapia, sonoterapia, psicoterapia, terapia floral, trofoterapia (terapia alimentar), meditações, etc.
HÁBITOS CORRETIVOS:
destacando-se: reeducação respiratória, exercícios físicos, melhoria da atitude mental e moderação e equilíbrio nas atividades diárias em geral.
TRÍADE DA SAÚDE PERFEITA:
Depurar
Harmonizar
Tonificar
ABORDAGENS TERAPÊUTICAS:
São inúmeras as abordagens, técnicas e/ou modalidades terapêuticas que o Naturopata utiliza no seu quotidiano profissional, dependendo de cada cliente e de cada situação. Considerando a singularidade de cada ser humano, o Naturopata, muitas vezes, utiliza duas terapias diferentes, mas com as mesmas finalidades, em pessoas distintas.
Cada ser humano é único e merece um atendimento específico.
Num enfoque holístico, precisamos sempre ter como referencial o todo, ou seja, partir da sua integridade, sem fracioná-lo ou segmentá-lo. Se, ao contrário, optarmos por uma visão cartesiana, não poderemos atender satisfatoriamente o nosso cliente, já que é um ser multifacetado e pluridimensional.
Como poderiamos nos preocupar apenas com seu lado emocional, se o paciente também se encontra em desequilíbrio físico? Ou atendemos de maneira globalizada e holística o nosso cliente ou não conseguiremos ajudá-lo a sentir-se melhor!
O naturopata pode usar e/ou aconselhar inúmeras abordagens terapêuticas, incluindo: aconselhamento, reflexologia, educação em saúde, higiene e alimentação, musicoterapia, hidroterapia, fitoterapia, cromoterapia, oligoterapia, terapia floral, geoterapia, meditação, aromaterapia, reiki, iridiologia e várias outras.
Cada caso e cada situação possuem uma abordagem mais adequada e indicada.
Logo, sólidos conhecimentos em medicina natural e bom-senso são fundamentais para que se faça um bom trabalho em Naturopatia.
Em uma consulta de Naturopatia é feita uma detalhada e minuciosa entrevista, que será indispensável para se conhecer bem o paciente, nos seus diferentes aspectos. Considerando a Naturopatia como uma abordagem abrangente e holística, cada traço e detalhe do paciente possuem vital importância para o terapeuta na avaliação do cliente a ser atendido.
Copyright © 2023 CHC – Centro de Hipnose Clínica
Todos os direitos reservados.